Diz uma canção «não existe uma escola que ensine a viver..” é possível que seja assim para quem elege ser autodidata da vida, assumindo as consequências de viver tropeçando e caindo. No entanto, aquele que busca um sentido transcendente há de encontrar a escola mais apropriada para o seu anseio.
Quem necessita de normas estritas e da sustentação de frases ou discursos repetitivos daqueles que fundaram essas escolas, é muito possível que escolha alguns dos caminhos ou religiões conhecidas, que se assentam nesses discursos. Mas aquele que necessita de uma verdadeira escola de vida, assentada em leis universais de renovação constante, para poder assim escutar a verdadeira mensagem da vida, não apenas deverá encontrá-la, mas uma vez que tenha adotado deverá aprender a escutar no silêncio de seu coração e assim viver essa mensagem que essas escolas têm para o ser humano.
Mas, ainda assim, aqueles que elegerem esta via, podem, em algum momento, sentir-se cômodos e deter o processo. Por isso hão de tomar as regras fundamentais das ideias transformadoras e renová-las constantemente na vida diária e então assim será uma verdadeira escola, e aquele que a tornar vida poderá prescindir, então, daquilo que o trouxe até aqui.