Meditação e Oração – Mensagens divinas para o coração

09/04/2025

A meditação e a oração como exercícios contínuos conferem uma força interior e dão luz à nossa vida.

”Uma mensagem divina para o coração – iluminem todos os pensamentos, todas as palavras, todos os atos da vida com essa luz sobrenatural
Santiago Bovisio

Deixemos entrar em nosso coração essa luz sobrenatural, que assim como a luz do sol aquece e dá vida. 

Cada raio traz consigo uma mensagem de esperança e de amor. Ilumina os cantinhos mais escuros de nós mesmos, irriga todos os órgãos de nosso corpo e chega até o coração.

Desde o coração, purifica nossos pensamentos e sentimentos, nossas palavras e ações, marcando com seu pulsar o ritmo de nossas vidas.

O brilho dessa luz que ilumina nosso interior, é o que nos move na jornada de autodescoberta e na prática diária de atos de amor e de esperança.

É de autodescoberta no sentido que o conhecimento de nós mesmos e da atenção plena ao que estamos sentindo e pensando nos traz a oportunidade de fazer escolhas conscientes de como queremos viver. Quais pensamentos e sentimentos queremos alimentar, e quais, simplesmente…. deixar ir. 

Cultivar pensamentos que iluminam nossas escolhas positivas ajuda sempre, mesmo em situações desafiadoras, quando parece não haver soluções a vista. 

Dar-se um tempo, deixar irrigar em nós a luz sobrenatural nos provê de olhos que enxergam além da escuridão.

Motivemo-nos em práticas para “iluminar a vida”, como meditação, oração, e claro, ações de bem.

A meditação nos ajuda a conhecer a nós mesmos, a avaliar nossos pensamentos e nossas ações, a perceber se o que estamos vivendo está em sintonia com nossos anseios interiores, com nossos valores mais elevados. A realizar propósitos generosos.

A oração purifica nosso ser, aquieta nossa mente, nos ajuda com a humildade, a compreensão, a expandir nosso amor. Abre canais de comunicação com nosso mais íntimo e elevado ser.

A meditação e a oração são práticas que levam a um estado de silêncio interior, que entre outros aspectos, nos ajuda a criar o hábito da espera, que possibilita o controle de reações automáticas, criando, assim, como um espaço de discernimento entre o estímulo que recebemos e as respostas que damos. 

Nossas ações são decorrência dos pensamentos e sentimentos. 

Se esses são bons e positivos, as ações também serão. Nossa própria consciência nos vai dando pistas de quando e como refletem ou não nosso anseio de uma vida elevada e plena de sentido.

Pensamentos iluminados resultam, então, em palavras que curam e atos que constroem.

Essa luz interior pode transformar pensamentos negativos em positivos, palavras duras em suaves e ações egoístas em altruístas

Por isso, seguir essa luz sobrenatural transforma nossa vida e as vidas dos que nos rodeiam. 

Não podemos ter uma relação com os demais diferente daquela que temos com nós mesmos.

Cultivar uma relação de amor, de entendimento e compaixão para conosco mesmos, resulta em uma relação amorosa com os demais, com a vida, com a essência compassiva que habita e ilumina nosso interior.

Acolher a essa luz, essa essência divina, não é uma promessa de ausência de dias difíceis, de desafios a serem superados ou dores a serem vividas, e sim, é uma oferta de uma força serena, clareza interior, que alinha nosso espírito ao propósito que queremos dar a nossa vida.

Acolher a essa luz é um bálsamo nos relacionamentos, que transforma a dureza em gestos de compreensão, palavras de acolhimento, de amor compassivo, que cria vínculos e derruba muros.

As decisões diárias são mais plenas, conscientes, guiadas por essa luz que ilumina a verdade, dá coragem, dissolvendo o egoísmo e cedendo espaço à participação.

Integrar essa luz é um ato de escolha de viver com significado, promove a plenitude e esperança.

É expandir nosso estado de consciência.

Ao dar cabida e possibilitar que essa luz sobrenatural penetre e ilumine cada pensamento nosso, cada sentimento nosso, cada palavra nossa e cada ato nosso, transformamos nosso ser em um Templo Interior.

Posts recomendados

Por Neide César Vargas
04/02/2025