Perguntas frequentes

• O que queremos dizer com desenvolvimento espiritual?
• O que entendemos por trabalhar “comigo mesmo”?
• O ser humano e o sentido da vida
• Qual é o sentido da minha vida?
• Para que estou aqui?
• Qual é o propósito desta experiência de vida e morte, dor e felicidade?

• Como vemos a sociedade?
• Consideramos que Jesus, Maomé, Krishna ou Buda são Mestres ou Profetas?
• Deus
• Como nos relacionamos com o desconhecido, com o indefinível?

O que queremos dizer com "desenvolvimento espiritual"?

Entendemos o desenvolvimento espiritual como o processo de expansão de nossa consciência. Este processo tem implicações positivas para a compreensão de nós mesmos e de nossa relação com a vida, o mundo e o divino e, consequentemente, afetam positivamente nossos relacionamentos.

Através do desenvolvimento espiritual aprendemos a viver em harmonia com nós mesmos, com as nossas famílias, nossos amigos e pessoas com quem trabalhamos.

Através do desenvolvimento espiritual aprendemos a utilizar as experiências da vida, sejam elas felizes ou dolorosas, a amar mais, compreender mais e nos relacionarmos melhor.

O que entendemos por trabalhar “comigo mesmo”?

Paz interior, harmonia, amor: estes são os bens que desejamos alcançar, para nós mesmos e para todos; bens que não encontramos com frequência no mundo de hoje. Como podemos promovê-los? Para alcançar estes bens precisamos reconhecer que temos de fazer alguma coisa e que este trabalho requer dedicação, empenho e perseverança da nossa parte.

Se queremos um mundo melhor, se desejamos alcançar a paz entre os seres humanos, se queremos harmonia em nossas vidas, o ponto de partida é aqui e agora, em nós mesmos, em cada um de nós.

O ser humano e o sentido da vida

Qual é o sentido da minha vida?
Para que estou aqui?
Qual é o propósito desta experiência de vida e morte, dor e felicidade?

Muitos de nós às vezes nos fazemos perguntas como estas.

Começamos a aprofundar estas incógnitas através de um método de vida que nos ajuda a ordenar nossas mentes, a encontrar espaços para a reflexão e o diálogo e para promover o nosso desenvolvimento.

Através do desenvolvimento espiritual, expandimos a compreensão que temos de nós mesmos, e também promovemos a paz e o progresso na sociedade.

Como vemos a sociedade?

Cafh considera a sociedade como uma reunião de indivíduos, famílias e povos. É por isso que sustenta que o respeito pela sociedade é alcançado através do respeito por cada um dos seres humanos que a integram.

Uma das consequências deste respeito por cada ser humano é o respeito que Cafh expressa pela liberdade de consciência e de pensamento.

Cafh expõe uma visão de mundo e da vida, mas deixa à consciência de cada pessoa a decisão de em que acreditar e como acreditar.

Cafh reconhece e valoriza o papel da sociedade na aculturação, proteção e suporte prestado aos seus membros. No entanto, a sociedade não é uma abstração e não tem vida própria; ela é a reunião de todos os seres humanos que a compõem. Portanto, não podemos esperar da sociedade mais do que aquilo que cada um de nós contribui para ela.

Cafh considera que a paz e a felicidade não vêm de fora –governos, instituições, ideologias, crenças–, mas vêm de cada um de nós, de nossa capacidade para compreender a nós mesmos e de nossa vontade para desenvolver-nos. Na medida em que nos desenvolvemos e expandimos nossa consciência, nessa medida alcançamos paz em nós mesmos e geramos paz no mundo.

O papel do indivíduo é essencial e determina o que a sociedade pode fazer por cada um dos seus membros. Quanto mais o indivíduo recebe em educação, patrimônio, saúde e bem-estar, mais responsabilidade lhe cabe em colaborar com a sociedade para promover o bem-estar dos que recebem menos.

Consideramos que Jesus, Maomé, Krishna ou Buda são Mestres ou Profetas?

Não podemos responder por todos os membros de Cafh, pois, como dissemos mais acima, cada membro Cafh é livre para decidir em que acredita e como acredita.

No entanto, o ensinamento de Cafh apresenta Jesus, Maomé, Krishna e Buda como Mestres ou Iniciados que impulsionaram o desenvolvimento da humanidade.

Cafh promove o estudo de suas mensagens e considera que estas mensagens são baseadas na sabedoria universal de todos os tempos.

Deus

Reconhecemos que o princípio fundamental do universo –Deus–transcende a compreensão atual do ser humano.

Não tentamos definir Deus nem explicar o mistério do divino.

Através da meditação e da oração, procuramos permanecer conscientes do divino desconhecido e aprofundar a nossa reverência à presença divina em nossas vidas.

Como nos relacionamos com o desconhecido, com o indefinível?

Os membros Cafh tradicionalmente reverenciamos o divino na imagem da Divina Mãe. Aplicamos esta reverência e este amor à Divina Mãe em nossas vidas diárias e na relação com os seres humanos que nos rodeiam.