Postulados de Cafh

Cafh tem como base os seguintes postulados:

O princípio fundamental do universo -Deus- transcende a nossa compreensão atual.

Por ter consciência – percepção inteligente de nós mesmos e de nosso campo de ação -e vontade - capacidade de propor-nos objetivos e de realizá-los - os seres humanos

Os membros de Cafh sustentamos que nos desenvolver espiritualmente é a nossa tarefa fundamental e que, através de nosso desenvolvimento espiritual, podemos chegar a conhecer a nós mesmos e a compreender a nossa relação com a vida, com o mundo e com o divino.

Os membros de Cafh sustentamos que aplicar frutiferamente o que aprendemos é nossa forma de participar com a sociedade e, desta forma, conseguir paz e felicidade para nós e gerar paz e adiantamento para a humanidade.

Comentários

Llamamos vocación espiritual a nuestra voluntad aplicada a desenvolvernos espiritualmente.

Chamamos vocação espiritual aplicar a nossa vontade para desenvolver-nos espiritualmente.

Cafh nos oferece um caminho de desenvolvimento apto para todos, para que possamos realizar nossas possibilidades de acordo com a nossa vontade e as nossas características.

Não nos aderimos a dogmatismos irredutíveis nem nos submetemos a personalidades carismáticas ou de outra índole, porque enfatizamos a responsabilidade e a capacidade individual de aprender

Cuidamos para não confundir a hierarquia de funções com a superioridade de umas pessoas sobre as outras. Por isto, os membros de Cafh não nos catalogamos como Mestres e discípulos. A busca pelo divino é individual; aqueles que empreendemos essa busca somos companheiros de caminho

Princípios fundamentais de Cafh

Os seres humanos temos o direito de exercer a liberdade de pensar, de sentir e de decidir sobre nossa vida sem a interferência de outros.

Este direito à liberdade é básico para o desenvolvimento humano e nos dá inumeráveis possibilidades; dentre elas, a de assumir compromissos com nós mesmos, com os demais e com Deus. Uma vez que assumimos compromissos, o exercício da liberdade consiste em cumpri-los com fidelidade.

O direito à liberdade implica responsabilidade no exercício dessa liberdade. O desenvolvimento da responsabilidade faz com que o exercício da liberdade dê frutos de paz e felicidade.

Comentários

A Ensinança de Cafh tem como objetivo ajudar-nos expandir a nossa consciência com uma interpretação atualizada da vida e do mundo. A expansão da consciência desenvolve, entre outros valores, o sentido da responsabilidade.

A Ideia da Renúncia é a base da Ensinança de Cafh. A ensinança de Cafh define a renúncia como presença, participação e reversibilidade

Presença

Em relação com a noção de ser; consciência do divino em nós e de nós no mundo e na vida.

Em relação com o fazer; estimulamos o adiantamento da sociedade, começando por produzir em nós mesmos as mudanças que quisermos produzir nos demais e em na sociedade.

Isto nos conduz à:

• Participação
Com o contexto universal, ao expandir os limites de nossa consciência

Com o contexto humano – todos os seres humanos – pelo desenvolvimento de uma atitude aberta, permeável à mensagem da vida. Isto implica:

• Reversibilidade

Na harmonia entre os opostos: saber estar plenamente aqui e agora sem perder a consciência do eterno presente. O particular e o geral, o individual e o coletivo, eu e a humanidade são duas faces de uma mesma realidade. Alcançar reversibilidade é assentar a nossa consciência sobre a realidade, reconhecendo a validade de todas as suas expressões.

Na problemática pessoal: localizar nossos problemas pessoais no contexto dos problemas alheios e gerais. Isto nos leva a compreender a ilusão de buscar uma felicidade particular, separada do meio em que vivemos.

A aceitação da limitação de nosso entendimento e a vontade de desenvolver a compreensão de nós mesmos, da vida e do mundo, são as bases firmes de nosso caminho de desenvolvimento.

Com estes postulados e principios, Cafh promove nosso desenvolvimento espiritual